William Shakespeare @ semiose.net

Wil­li­am Sha­kes­pe­a­re (Strat­ford-upon-Avon, 1564 (ba­ti­za­do a 26 de abril) — Strat­ford-upon-Avon, 23 de abril de 1616)[1] foi um po­e­ta, dra­ma­tur­go e ator in­glês, ti­do co­mo o mai­or es­cri­tor do idi­o­ma in­glês e o mais in­flu­en­te dra­ma­tur­go do mun­do. É cha­ma­do fre­quen­te­men­te de po­e­ta na­ci­o­nal da In­gla­ter­ra e de "Bar­do do Avon" (ou sim­ples­men­te The Bard, "O Bar­do"). De su­as obras, in­cluin­do aque­las em co­la­bo­ra­ção, res­ta­ram até os di­as de ho­je 38 pe­ças, 154 so­ne­tos, dois lon­gos po­e­mas nar­ra­ti­vos, e mais al­guns ver­sos es­par­sos, cu­jas au­to­ri­as, no en­tan­to, são ain­da dis­pu­ta­das. Su­as pe­ças fo­ram tra­du­zi­das pa­ra to­das as prin­ci­pais lín­guas mo­der­nas e são mais en­ce­na­das que as de qual­quer ou­tro dra­ma­tur­go. Mui­tos de seus tex­tos e te­mas per­ma­ne­cem vi­vos até os nos­sos di­as, sen­do re­vi­si­ta­dos com frequên­cia, es­pe­ci­al­men­te no te­a­tro, na te­le­vi­são, no ci­ne­ma e na li­te­ra­tu­ra.

Co­mé­di­as:
– So­nho de uma Noi­te de Ve­rão
– O Mer­ca­dor de Ve­ne­za
– A Co­mé­dia dos Er­ros
– Os Dois Ca­va­lhei­ros de Ve­ro­na
– Mui­to Ba­ru­lho por Na­da
– Noi­te de Reis
– Me­di­da por Me­di­da
– Con­to do In­ver­no
– Cim­be­li­no
– A Me­ge­ra Do­ma­da
– A Tem­pes­ta­de
– Co­mo Gos­tais
– Tu­do Bem quan­do Ter­mi­na Bem
– As Ale­gres Co­ma­dres de Wind­sor
– Tra­ba­lhos de Amo­res Per­di­dos
– Pé­ri­cles, Prín­ci­pe de Ti­ro

Tra­gé­di­as:
– Ti­to An­drô­ni­co
– Ro­meu e Ju­li­e­ta
– Jú­lio Cé­sar
– Mac­beth
– Antô­nio e Cleó­pa­tra
– Co­ri­o­la­no
– Ti­mão de Ate­nas
– Rei Le­ar
– Ote­lo, o Mou­ro de Ve­ne­za
– Trói­lo e Crés­si­da
– A Tem­pes­ta­de

Dra­mas his­tó­ri­cos:
– Rei João
– Ri­car­do II
– Ri­car­do III
– Hen­ri­que IV, Par­te 1
– Hen­ri­que IV, Par­te 2
– Hen­ri­que V
– Hen­ri­que VI, Par­te 1
– Hen­ri­que VI, Par­te 2
– Hen­ri­que VI, Par­te 3
– Hen­ri­que VI­II
– Edu­ar­do III

–> Ler mais na Wi­ki­pe­dia em https://pt.wikipedia.org/wiki/William_Shakespeare

0: Totus Mundus Agit Histrionem

To-morrow, and to-morrow, and to-morrow,
Creeps in this petty pace from day to day,
To the last syllable of recorded time;
And all our yesterdays have lighted fools
The way to dusty death. Out, out, brief candle!
Life's but a walking shadow, a poor player,
That struts and frets his hour upon the stage,
And then is heard no more. It is a tale
Told by an idiot, full of sound and fury,
Signifying nothing.

-- Macbeth, Acto V, Cena 5, 19-28 de William Shakespeare,
dito por Bill Camp em Birdman