filosofia @ semiose.net

7: A Sombra de Phaeton – III

.
Nowa­days no­body bothers, and it is con­si­de­red in sligh­tly bad tas­te to even rai­se the ques­ti­on of God's exis­ten­ce. Mat­ters of re­li­gi­on are li­ke mat­ters of se­xu­al pre­fe­ren­ce: they are not dis­cus­sed in pu­blic, and even the abs­tract ques­ti­ons are dis­cus­sed only by bo­res.
John Se­ar­le, "Mind, Lan­gua­ge and So­ci­ety, Phi­lo­sophy in the Re­al World"

O de­sa­ba­fo de Se­arl acer­ca da pou­ca pro­du­ção de con­teú­dos em tor­no da dis­cus­são da re­li­gião é acer­ta­do. A re­li­gião pas­sou a ser dis­cu­ti­da den­tro de uma bo­lha po­li­ti­ca­men­te cor­rec­ta apa­ren­te­men­te re­gi­da pe­la "não-so­bre­po­si­ção dos ma­gis­té­ri­os", on­da tão bem apro­vei­ta­da re­cen­te­men­te por Jor­ge Ma­rio Ber­go­glio, o Pa­pa Fran­cis­co que, de for­ma bem cui­da­da, traz a luz ao mun­do con­ce­den­do que a Ci­ên­cia de­ve­rá ex­pli­car os fe­nó­me­nos na­tu­rais e que te­o­ri­as ci­en­tí­fi­cas, co­mo a do Big-Bang, não en­tram em con­fli­to com os en­si­na­men­tos da Igre­ja ou com a exis­tên­cia de Deus. "Dai, pois, a Cé­sar o que é de Cé­sar, e a Deus o que é de Deus", pa­re­ce di­zer, ou que "Há mais coi­sas en­tre o céu e a ter­ra, Ho­rá­cio, do que so­nha a nos­sa vã fi­lo­so­fia".